sexta-feira, 14 de maio de 2010

CORRESPONDÊNCIAS EMPRESARIAIS

CORRESPONDÊNCIAS EMPRESARIAIS

Toda correspondência empresarial, seja uma carta, um relatório, um e-mail ou um ofício, tem sempre um ou mais dos objetivos abaixo:

Informar / Comunicar / Relatar

Pedir providências / Solicitar / Determinar

Convencer / Persuadir

Para chegar ao seu leitor e convencê-lo, faça uso da:

Objetividade: ir diretamente ao assunto

Concisão: produzir textos curtos e claros

Clareza: ser entendido por qualquer leitor.

Ambigüidades

Texto original: O ministro faz na vida pública o mesmo que faz na privada.

Texto reescrito: O ministro faz na vida pública o mesmo que faz na vida privada.

Chavões

NÃO USE

Em anexo...

Anexo
à carta...

Seguem em anexo...

Enviamos
anexo...


Vimos solicitar...

Levamos ao seu conhecimento...

Conforme acordado...

Acusamos o recebimento...

Devido ao fato de que...

Temos a informar que...

Antecipadamente gratos...

Vimos informar...

Uma fatura no valor de R$...

Durante o ano de 200...

Conforme segue abaixo...

Com referência ao...

USE

Anexo...

Anexo...

Anexamos...

Enviamos...

Solicitamos...

Informamos...

De acordo...

Recebemos...

Por causa...

Informamos...

Agradecemos...

Informamos...

Uma fatura de R$...

Em 200...

Relacionado a seguir...

Referente ao...

Cacófatos

Texto original: O chefe havia dado ordens para não recebê-lo.

Texto reescrito: O chefe deu ordens para não recebê-lo.

Contradições

Texto original: Eu sou totalmente contra a pena de morte. Na minha opinião, ela só deveria ser aplicada em casos de seqüestro e estupro.

Texto reescrito: Eu sou parcialmente contra a pena de morte. Na minha opinião, ela só deveria ser aplicada em casos de seqüestro e estupro.

Gerundismo

Texto original: Nosso gerente vai estar entrando em contato com o senhor e vai estar resolvendo o seu problema.

Texto reescrito: Nosso gerente entrará em contato com o senhor para resolver o seu problema.

CARTA COMERCIAL

A carta comercial não é só instrumento de comunicação de que se valem as empresas para relacionamento comercial, é também a imagem de quem ela representa. Por isso, não basta que transmita um conteúdo, mas que o faça de maneira que impressione bem.

ALFA do Brasil S.A.

Curitiba, 05 de novembro de 2005.

Bright Representações Ltda.

Departamento Financeiro

A/C Sr. José Pereira

Ref.: Pedido de reembolso.

Prezados Senhores:

Em razão do cancelamento do contrato n. º 123.456 firmado em 18.08.2003 entre esta empresa, solicitamos reembolso de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Esse reembolso deverá ser depositado no Banco Bradesco S.A., Ag. 001-9 (Osasco), C/C 999-9, a favor de ALFA do Brasil S.A.

Agradecemos a atenção dispensada, colocando-nos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Angela Borges Scatolin Mota.

Secretária Diretoria Geral Adm. e Financeira

End.: R. do Infinito, 100 – Santa Felicidade – Curitiba/PR – 55436-000

Telefone (05541) 3237-0055 – Fax: (05541) 3237-0056 – Site: www.alfabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário