sexta-feira, 14 de maio de 2010

Etiqueta Social e Profissional

“ETIQUETA: POR QUE PRECISAMOS DELA?”

Conhecer algumas regras de etiqueta é uma questão de sobrevivência no cenário social e empresarial. Ter bom senso, naturalidade, estilo e equilíbrio são os ingredientes para o caminho do aperfeiçoamento do convívio com as pessoas e com as situações a que nos deparamos e submetemos dia após dia.

A busca para se alcançar as regras de etiqueta não é o principal passo, mas a busca contínua na facilitação do cotidiano da vida, por meio de alguns preceitos básicos que nortearão o aperfeiçoamento do nosso estilo e da convivência com as pessoas em qualquer situação, pois nada melhor do que agradar o próximo, sem que antes nos sentimos bem em colocar isso em prática.

No ambiente social é necessário identificar o público em que iremos freqüentar, em um determinado momento, para então nos adequar corretamente, evitando assim futuras gafes. Como por exemplo, procurar saber o traje de um determinado evento para não ficarmos em evidência dos demais e evitando piores constrangimentos, pois fazer esse pré-questionamento não será desagradável, mas facilitador para ambas as partes do evento.

No ambiente empresarial a boa aparência é primordial para nos sentirmos bem e para imprimirmos uma imagem positiva perante os colegas de trabalho, os superiores e os visitantes, o que facilitará, até mesmo, um avanço profissional em sua carreira. Devemos, ainda, ser cordial com todos, sem distinção de raça, de níveis hierárquicos e de preferências à esportes e à religião, contribuindo dessa forma com o bem estar geral.

Portanto, valorizar a espontaneidade com sutileza em demonstrar suas habilidades de comunicação e de postura, explicitará com que percebamos a importância da etiqueta frente à esses preceitos que nos deparamos à prova, em tempo integral, pois sem ela seríamos excluídos e colocado à margem da convivência social e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário